VALORIZANDO ESPAÇOS
Com Jardim Vertical

Uma das tendências que têm seguido forte nos últimos anos é a busca da reconexão com a natureza. Com a chegada da pandemia trazer a vegetação para dentro de casa se tornou uma prática diária, já que as plantas ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade, e proporciona bem-estar a todos. Assim os jardins verticais ganham cada vez mais destaque na decoração e conquistam mais pessoas. O Jardim vertical é ótimo para valorizar espaços, seja ele instalado em um ambiente interno ou externo, e com certeza ele trará ao seu ambiente um visual único. Ele pode ser feito em diferentes formatos, com diversas variações de folhagem e também diferentes tipos de instalações. Dentro dos tipos de jardins verticais podemos separar em 3 grupos principais.

JARDIM VERTICAL NATURAL
O jardim vertical natural é a que traz real reconexão com a natureza, ele é composto por plantas vivas, portanto ele precisará de cuidados adequados como qualquer outro jardim, como irrigação, luz solar, poda e troca de mudas. Esse tipo de jardim possui uma infinidade de opções de colorações e de espécies.
O ideal é que ele seja instalado em uma área externa, assim pode-se instalar um sistema de irrigação adequado e se possível está localizado em um espaço que tenha incidência de luz solar. Se você é o tipo de pessoa que adora ter contato com terra, cuidar e conversar com plantas, com certeza, essa será uma ótima opção para você.

Vantagens:
- Se reconectar com a natureza;
- Purifica o ar: diminui poluentes e impurezas;
- Uma variedade de composições e espécies de plantas;
- Barreira acústica;
- Mudança de folhagem e coloração, orgânico e vivo;
Desvantagens:
- Precisa de cuidado frequente: poda, irrigação, troca de mudas…
- Ter incidência de luz solar;
- Atrai insetos;
JARDIM VERTICAL ARTIFICIAL
Agora se você adorou a ideia de ter um jardim vertical para valorizar seu espaço, mas não tem aptidão e nem tempo para ter todos os cuidados necessários que uma planta precisa, e tem receio de matá-las sem querer, você tem a alternativa de ter todo o charme e estética do jardim vertical, mas fazer a composição do jardim com folhagens artificiais.
O jardim artificial é feito geralmente em seda fina e poliéster, e com a tecnologia atual, as folhagens ficam muito parecidas com as plantas naturais, e pode ser produzida em diversos tamanhos e colorações diferentes. Pode ser usado em áreas internas e externas.

Vantagens:
- Dispensa manutenção e irrigação;
- Não atrai insetos;
- Pode ser instalado na área interna e externa;
- Não necessita de luz solar;
- Resistente ao clima e ar-condicionado;
Desvantagens:
- Não possui ação de purificação do ar, nem diminui poluentes e impurezas;
- Permanece o mesmo, não tem alteração nas folhagens e cores;
JARDIM VERTICAL PRESERVADO
O Jardim preservado também é composto por plantas naturais, porém nesse caso a vegetação passa por um sistema de preservação, ou seja, elas são conservadas para manter a cor, textura e forma.
Apesar de ser composta por plantas naturais, devido ao seu processo de preservação, esse jardim não precisa ser irrigado e nem tem necessidade de iluminação solar. Este tipo de jardim acaba sendo indicado para ambientes corporativos. E não se esqueça de que é necessário fazer uma manutenção anual.

Vantagens
- Não necessita de irrigação e incidência solar;
- Não atrai insetos;
- Barreira acústica;
- Controla temperatura;
- Beleza e toque da folhagem natural;
- Resistente ao ar-condicionado;
Desvantagem
- Apenas instalação em áreas internas, pois não pode ser molhado;
- Manutenção eventual, caso quebre algum galho ou ramo;
- Limitação de variação nas folhagens;
- Agora que você conheceu um pouco mais sobre jardins verticais, ficou inspirado para ter o seu próprio jardim vertical?
Para mais dicas e conteúdos, acesse também nosso instagram: @anneprado.interiordesign
Peça já o vosso orçamento para Jardim Vertical:
Peça informações à nossa equipa de especialistas por meio de um de nossos canais abaixo:
+351 21 242 2824
+351 93 834 3815
comercial@a2prado.pt
